quarta-feira, 15 de maio de 2013

Revista analógica no digital


Revista digital da Leroy Merlin decepciona por ser um pdf de um conteúdo impresso, sem usar os recursos do ambiente digital


Faz um tempinho que recebi um release sobre a revista digital da Leroy Merlin. Fui toda empolgada para ver e fiquei bastante decepcionada. Em primeiro lugar porque a revista nada mais é do que o pdf de uma versão impressa enquanto o texto de apresentação fala em inovação.

A segunda decepção é que a revista tem uma paginação um tanto acanhada e previsível demais. Eu acho que já falei por aqui que acho que revista tem obrigação de ser bonita e uma que vai abordar decoração e soluções para a casa mais ainda.

Em um post que publiquei por aqui há algum tempo, coloquei o link para um estudo sobre publicações digitais produzido por uma agência de custom content da Inglaterra. O estudo falava sobre a importância de se aproveitar as potencialidades do meio digital e produzir, embora a marca tenha que estar preparada porque fazer bem feito para o meio digital requer uma nova diagramação (o número de caracteres que é adequado para se ler em papel não é o mesmo para se ler online) e desdobramentos do conteúdo. A matéria de capa, por exemplo, fala sobre bricolagem e aproveitamento de materiais que sobram em uma reforma. É uma pauta bacana que poderia ser melhor explorada em tutoriais em vídeo, galeria de fotos explicando o passo a passo, etc...

A revista é encontrada no blog da marca. O blog, por sinal, é mais interessante, com atualizações diárias e dicas bem pertinentes sobre reformas e decoração.

domingo, 12 de maio de 2013

Revelações no orelhão




Muita gente já deve ter visto, mas eu acho que a ação "Revelações no Orelhão", da Oi, feita para o dia das mães, merece uns comentários aqui no blog. O vídeo explica bem, mas aqui vai um resumo: a Oi instalou um orelhão em algumas cidades e convidou a galera para contar um segredo às mães. O maior ponto positivo da ação é captar participações e reações bem espontâneas, mexendo de forma divertida com um aspecto bem real da relação entre mães e filhos, que também passa pela questão de autoridade, vigilância e medo de repreensão.

A Oi conseguiu trabalhar bem suas propostas de comunicação e conexão entre as pessoas ao mesmo tempo em que produziu um material bastante original sobre uma data comemorativa em que muitas marcas recorrem ao inigualável amor materno de uma forma legítima, mas bastante piegas.
Eu e minha mamãe, a Cida, demos muitas risadas e nos divertimos muito juntas assistindo não só ao vídeo principal da campanha, que você pode ver abaixo, como também aos vídeos individuais, que estão no canal da Oi no YouTube.


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