quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Canal de receitas

Ovomaltine lançou branded channel de receitas no portal Vamos Comer TV


Sempre achei que as marcas que lidam com alimentação e beleza têm um universo infinito de conteúdo a explorar. Ovomaltine parece ter entendido isso e lançou no final de dezembro um branded channel dentro do portal Vamos Comer TV com receitas que levam seus produtos entre os ingredientes.

Particularmente, achei tudo bem feito. Escalaram a chefe Luiza Nakazato para a apresentação dos primeiros vídeos e, embora falte um pouco de desenvoltura na frente das câmeras, sobra carisma e simpatia, o que é um ponto muito positivo. Além disso, ela passa várias dicas que podem ser aproveitadas em outras receitas também. Coisas de quem tem intimidade com a cozinha e, neste aspecto, faz toda a diferença ser uma receita feita em vídeo e não apenas uma lista de ingredientes e o modo de preparo.

Uma coisa que me agradou em particular é a boa edição dos vídeos que, em um tempo médio de cinco minutos, dão conta de apresentar todos os ingredientes e a execução da receita, trazendo dicas extras e o rendimento das receitas.

O interessante é que o usuário também pode participar do canal, enviando suas receitas em vídeo. Eu que sou consumidora da marca e adoro comer e preparar um doce, com certeza vou testar algumas receitas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O melhor de 2012

O case da Chipotle venceu a categoria de branded content em Cannes no ano passado


Acho que é válido um post de retrospectiva para começar o ano no Conteúdo de Marca porque 2012 foi um ano bastante marcante para o custom content. Primeiro porque o tradicional Festival de Criatividade de Cannes pela primeira vez teve uma categoria para premiar os melhores trabalhos de conteúdo. O case Chipotle, muito bem executado levou a melhor, mas outros também chamaram a atenção como o o livro fumável do Snoop Dog e o case divertidíssimo da salsa de Porto Rico.
Por aqui também muita coisa fez barulho nesta área. O case Perdi Meu Amor na Balada foi o mais lido deste blog. Aliás, é o post com maior número de acessos entre os 72 que eu fiz por aqui. O case Gina Indelicada também bombou a audiência. Eu fiquei bastante surpresa com o número de vezes com que tive que interromper a minha programação para falar de coisas que estavam acontecendo no momento e com a boa reação da audiência em relação a elas. O número de sugestões de pauta que recebi também mostrou o quanto as pessoas têm se envolvido e reconhecido o custom content.
Depois de uma pausa para recobrar as energias, o Conteúdo de Marca volta a todo vapor, com pautas pelo menos por mais seis meses, sem contar com as novidades que devem pedir lugar no meio do caminho.  Pensei em algumas mudanças que devem acontecer ao longo do ano, alguns especiais, algumas pesquisas e espero ter muitos cases para comentar por aqui, além de poder apresentar para vocês os primeiros cases da Cabrun!. 2013 promete.

PS: Recomendo a leitura deste post, com tendências na área editorial para 2013. Muitas delas também se aplicam ao custom content.
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