Fãs de How I Met Your Mother ajudaram a agência a criar conteúdo para compartilhar nas redes sociais e aumentar a audiência da atração |
Durante o Interntional
Content Marketing Summit 2012, a Content Marketing Association (CMA) distribuiu
uma revista produzida especialmente para o evento, chamada “Open”. Ela é muito
boa para quem se interessa por content marketing e storytelling e traz textos muito interessantes dos palestrantes, que se aprofundam
nas informações que eles apresentaram. Foi o caso do Jon King, diretor do
escritório londrino da Story Worldwide, agência especializada no storytelling
de marcas. Ele não falou na apresentação, mas o texto dele traz um case muito
legal de promoção da série “How I Met your Mother” nos Estados Unidos e com um
ponto bastante importante para quem quer fazer conteúdo para marcas: é recomendável
influenciar primeiro os influenciadores.
O canal que transmite
a série “How I Met Your Mother” nos Estados Unidos queria aumentar a audiência entre
o público jovem. A ideia era engajar comunidades no ambiente online para chegar
aos reflexos desejados na audiência. A ideia da equipe da Story Worldwide foi
reunir 25 superfãs da série nas locações da série pela cidade de Nova York e
auxiliá-los na criação de conteúdo sobre a atração que deveria ser
compartilhado nas redes sociais, partindo da fun page criada para a história, a
Your Mother. O estudo de caso completo você pode ver aqui.
Os resultados foram
expressivos. Em nove meses, a campanha atingiu 490 mil “curtir” e criou 76 mil
diálogos. Os índices de engajamento cresciam entre 10% e 20% ao dia. Ainda hoje,
apesar do fim da campanha, o programa ainda tem 1,8 milhão de fãs, com um
índice de engajamento (medido pelo PTAT – People Talking About This de 12,5%).
Tem outros pontos no
texto de King que vale a pena destacar:
Para sobreviver no
novo mundo de audiências promíscuas e fragmentação de mídia, as marcas devem
aprender a contar histórias que interessam para criar relações significativas
com consumidores. É o que define o novo marketing.
A tecnologia em si não
é interessante: o que ela permite é.
Ele também cita uma pesquisa
recente intitulada Como a Mídia Social está Mudando a Construção de Marcas, que
pontua os fatores críticos de sucesso, aquilo que as marcas precisam ser:
- Confiáveis: elas
precisam ser transparentes e fiéis a
seus valores e princípios para construir uma relação de longo prazo com os
consumidores.
- Notáveis: precisam
ser disruptoras das regras existentes do mercado, com valores novos e únicos.
- Inconfundíveis:
precisam se destacar em suas categorias.
- Essenciais: precisam
saber comunicar por que seus produtos não podem ser substituídos.
O encerramento também
é bom, com algumas regras sobre a contação de histórias de marcas:
- Uma marca deve contar
uma história com a qual o público se importe e queira compartilhar
- O público não é fiel
a um canal, ele é fiel a talentos.
- Conteúdo é o
principal fator de atração
- É preciso contratar
gente que saiba como contar histórias.