quinta-feira, 21 de março de 2013

Game é tendência




Uma das grandes tendências do custom content é a utilização de games como parte do storytelling da empresa e instrumento para criar envolvimento com o consumidor. Tenho visto algumas iniciativas por aí e, estes dias, recebi um release sobre a criação de um game para a página do Facebook do Giraffas, desenvolvido pelo departamento de criação digital da DPZ. A proposta do Giraboorger é oferecer uma simulação divertida da rotina de uma loja da rede. O usuário precisa atender os pedidos, preparar os hambúrgueres e refeições.

É um jogo visualmente agradável e explora os personagens da marca. Eu não sou a melhor pessoa para avaliar a qualidade do jogo porque confesso que nunca tive muita paciência para games. Testei uns cinco minutos, me dei mal ao atender os pedidos e abandonei a tarefa.

De qualquer forma, para jogar o jogo é preciso curtir a página e isso é uma forma de deixar a empresa em contato mais direto com outros usuários e, se souber usar bem a comunicação, pode ter efeitos bastante positivos.

terça-feira, 19 de março de 2013

Unidos pela paixão




A Bayer lançou um site para interagir com apaixonados por gatos, o Cuidado Único. O site é um oferecimento do Profender SpotOn, vermífugo tópico para gatos produzido pela farmacêutica. A proposta principal é ser um espaço onde os donos dos bichinhos possam compartilhar os vídeos mais fofos e divertidos de seus gatos e, segundo o texto de apresentação, a proposta é ser também uma fonte de informações sobre os cuidados com o animal de estimação, o que não se confirma ainda. Quando fiz a análise no sábado, 16/03,  na seção Catnews, onde imaginava encontrar tais informações, só havia um texto institucional sobre o uso de vermífugos e um sobre cuidados essenciais.

O aspecto positivo do material desenvolvido é, sem dúvida, o fato de tentar montar uma comunidade cujo ponto comum é a paixão por gatos. Já falei em outros posts por aqui que o custom content costuma funcionar melhor quando identifica uma paixão comum no seu público-alvo e consegue trabalhar em cima dela. Eu não tenho animais de estimação, mas eu sei o quanto as pessoas se dedicam a estes bichinhos que viram membros da família. Aliás, aqui no blog, um dos posts de maior audiência é um antigo que eu fiz da última Custom Content Conference, de Washington, intitulado "Como competir com gatinhos fofinhos e com a Paris Hilton". Toda semana chega busca pelo Google da palavra gatinhos.

É legal também a abertura para o conteúdo gerado por usuários e a possibilidade de compartilhá-lo nas redes sociais. O único ponto que ainda falha um pouco mais pode ser corrigido é a parte de informações. Acho que quando a proposta de conteúdo é trabalhar com informação, ela não deve ser estática. Assim, o site perde também uma oportunidade de ser uma referência para estes donos de gatos que ele quer cativar.

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