quinta-feira, 21 de junho de 2012

Blogs: o checklist antes de publicar

Tem um blog muito bom que costumo ler para me inspirar e buscar algumas ideias. É o “Engage”, que pertence à agência de custom media americana TGM. O blog é uma criação coletiva, feita pelos funcionários da agência e por alguns colaboradores de fora, gente que entende do mercado e tem profundo conhecimento de mídia. Um dos últimos posts do blog me fez pensar um pouco sobre o que tenho feito há exatos três meses aqui no Conteúdo de Marca. Ele traz cinco perguntas que devemos fazer antes de apertar o publicar e entregar ao mundo o que acabamos de escrever.

1)      Qual é o ponto principal do post? Fui clara? : Os leitores precisam entender por que estão lendo o seu post e precisam descobrir isso logo.

2)      Escrevi algo útil?: Por que as pessoas compartilhariam meu post?

3)      Escrevi algo único?: Será que alguém já não escreveu sobre esse mesmo assunto, mas de uma forma muito mais atraente?

4)      O post está de acordo com o objetivo do meu blog?: Todo blog tem uma “voz” e o post precisa estar em conformidade com ela.

5)      O título traz as pessoas para o meu blog?: É preciso ser atraente.

Como o blog é uma ferramenta democrática e barata, bastante usada para o custom content, estas questões são bastante válidas. Vale lembrar ainda que um blog tem por natureza um tom mais autoral e opinativo, usado em nome de uma marca, os cuidados precisam ser redobrados.

domingo, 17 de junho de 2012

Conteúdo como combustível

Websérie da Petrobras sobre a produção de etanol

A Petrobras lançou na última quinta-feira uma websérie chamada “Etanol Sem Fronteira”. Eu assisti ao primeiro episódio, que tem cerca de sete minutos de duração, e ele dá a sensação de ser um reality show, embora seja muito claro que não se trata de um. Dois personagens são convidados a conhecer todas as etapas da produção do biocombustível.  No primeiro episódio, por exemplo, eles conhecem um canavial em Minas Gerais, o processo de plantação da cana, vida dos trabalhadores rurais. A série pode ser encontrada na página web da empresa, na fanpage do Facebook e no branded channel da companhia no YouTube.

Uma vez, conversei com o diretor de uma agência brasileira de custom content e ele me falou que algumas marcas têm universos cognitivos mais fáceis de explorar do que outras. O universo cognitivo da Petrobras não me parece dos mais fáceis, mas o fato é que é uma empresa que explora bastante todas as suas possibilidades. Não sei se o etanol é um tema que desperta tanta atenção, que vai gerar milhares de viewers, centenas de compartilhamentos, mas no final das contas é uma empresa estatal, que lida com questões ambientais e se relaciona com um público bem amplo e variado e as tentativas de se aproximar das pessoas e tentar deixar o assunto mais palatável são sempre louváveis. No release que recebi sobre o lançamento da série, tem uma declaração do Leonardo Sá, consultor na área de Comunicação Digital da Petrobras sobre a proposta da série:  "Produzir conteúdo proprietário de marca tem sido uma estratégia importante de conectar a marca Petrobras aos seus públicos. E com o Etanol sem Fronteira, conseguimos fazer isso em um tema fundamental para a empresa que é o desenvolvimento de biocombustíveis. Acreditamos em um formato que traz a verdade dos diálogos e das descobertas como base para fazer com que as pessoas se interessem pelo assunto e compartilhem".
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