sexta-feira, 4 de maio de 2012

Elogio é bom e todo mundo gosta



Perguntei no post anterior se alguém conhecia algum case de branded content no cinema e minha irmã deixou um comentário com um da Natura, para a linha Natura Plant, que me pareceu genial. O vídeo abaixo explica tudo, mas aqui vai uma breve introdução: a Natura fez uma parceria com o site ingresso.com. Ao comprar ingresso, o usuário deveria responder se levaria uma mulher ao cinema. Se respondesse que sim, ele era convidado a gravar um elogio para o cabelo dela e a mensagem seria exibida na tela do cinema, antes de o filme começar, na sessão para a qual ele comprou o ingresso.
Acho que esta iniciativa tem vários pontos positivos. O primeiro deles, é que mexe com um aspecto bastante delicado quando o assunto é a aparência e a autoestima da mulher: o cabelo. Esta ação da Natura também consegue aproximar o homem deste universo feminino e reparar na mulher para tecer um elogio, um hábito que pelo que, como o próprio vídeo mostra, não é assim tão comum e não está tão presente como poderia nas relações afetivas. Finalmente, a ação faz um diálogo perfeito com a campanha da linha nos outros meios, que incentiva a mulher a cuidar e amar o cabelo que ela tem.

Depois de ver este case, eu preciso fazer uma reformulação. Pensando em que tipo de branded entertaiment daria certo na telona, disse que imaginava que seria aquele que enchesse os olhos e aproveitasse os recursos da tela grande, como a superprodução da Cartier que mostre aqui. Não há nada de superprodução nestes vídeos, eles são feitos com uma webcam, mas a ideia é muito bem elaborada. Então, me ocorreu que talvez o melhor recurso do cinema é fisgar pela emoção. Dessa forma, acho que o branded content que funcionará no cinema é aquele que possa encher os olhos ou o coração. Se conseguir encher os dois, melhor ainda.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

No escurinho do cinema


A Flix Media, uma empresa do grupo Cinemark que comercializa espaços publicitários no cinema tanto para a rede Cinemark quanto para outras exibidoras, lançou um produto baseado no branded content para o mercado anunciante. A ideia é comercializar um espaço antes dos trailers e dos anúncios tradicionais para aproveitar o momento de atenção do público.

Na teoria é uma proposta ganha-ganha porque o anunciante consegue se comunicar com o consumidor em um momento especial de atenção e o cinema pode cativar a audiência com conteúdo diferenciado. Eu nunca vi nada parecido no cinema, mas pelo conhecimento que venho adquirindo em custom content e branded entertainment, alguns fatores precisam ser observados. Em primeiro lugar, acho que são vários motivos que levam uma pessoa à sala de cinema para ver um filme, elas não necessariamente são público-alvo de uma marca. Tenho visto que quanto mais direcionadas a um público já específico ou já pré-disposto a se relacionar com uma marca, melhores serão os resultados do branded content. Outra coisa é o bom aproveitamento da mídia. Acho que só vale a pena levar o branded contente para o cinema se ele for, de fato, coisa de cinema, como este case da Cartier sobre o qual eu já falei por aqui.
Vou prestar atenção e assim que vir o formato em uma sala de cinema vou comentar no blog. Quem vir e quiser comentar por aqui também, sinta-se à vontade.
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