sexta-feira, 11 de maio de 2012

Seu conteúdo é útil

A marca de roupa feminina carioca Maria Filó tem um website repleto de informações
Saiu uma reportagem na Folha de S.Paulo deste domingo, 6 de maio, com dicas para os microempresários montarem os sites de suas empresas. A reportagem de Ana Magalhães, "Seu site é útil?", enfatiza que hoje, ter um site não é suficiente: é preciso ir além da divulgação do serviço e produto e criar conteúdo. É importante, independente do porte da empresa, investir em conteúdo customizado e conquistar consumidores na web. Destaquei algumas dicas dos especialistas:
- Mostrar mais interesse no consumidor do que na venda em si;
- O conteúdo deve ser focado no consumidor e nas suas necessidades;
- É preciso inspirar-se no modelo do blog e marcar presença nas redes sociais;
- Um bom site é focado na prestação de serviços.
Fiquei pensando nos sites de empresa que costumo visitar e fiz um exercício de memória para lembrar qual deles segue pelo menos algumas destas dicas. O primeiro que me veio à cabeça foi o da Maria Filó , uma marca de roupas femininas carioca da qual gosto muito e acho uma delicinha o conteúdo que eles fazem. Além dos editoriais mostrando as peças da coleção da vez e como combiná-las, tem dicas de como completar o look com maquiagem, cabelo, além de sugestões de música, decoração, cinema. Frequentemente o blog promove promoções, tem fanpage no Facebook e conta no Twitter. Bem girly, mas bem voltado para o público que a marca pretende atingir. Eu adoro navegar por lá. E vocês, conhecem algum site de empresa que oferece conteúdo bacana? Compartilhe aqui.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mais gente, mais quente



Para dar uma animada na quarta-feira, resolvi trazer mais um case que conheci no MipTV, evento em que estive para fazer cobertura para a Tela Viva. Este é da Perrier, uma marca de água mineral francesa que se apoiou nas redes sociais para lançar uma campanha interativa assinada pela Ogilvy, Le Club Perrier. A ideia básica da campanha é bem simples: quanto mais pessoas num ambiente, mais quente ele fica. Então foram criados vídeos que mostrava uma discoteca que ficava mais quente e mais cheia conforme as pessoas acessavam o canal de Youtube feito para a campanha. Os vídeos ficam progressivamente mais "sexies". A campanha usou Facebook, Twitter e e-mail. Teve 11.5 milhões de viewers para o primeiro vídeo. A música original criada foi repercutida em baladas reais e a campanha foi discutida na televisão. É sempre uma conquista quando algo que nasce no mundo digital ganha os meios tradicionais e passa a ser incorporado na vida real das pessoas.

Não conheço exatamente o posicionamento de marca da Perrier, se é realmente essa imagem sexy que ela mostra em toda a comunicação, mas se tem algo que parece adequado nesta campanha é o produto: ambiente lotado, galera dançando, clima caliente...água cai bem.

Aqui você encontra o canal da campanha no Youtube. Abaixo, o vídeo explicando a campanha que foi apresentado no MipTV.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fonte de inspiração



Já comentei aqui no blog, no meu post de abertura, que um dos motivos que me levou a organizar as ideias e escrever sobre o custom content, área que tenho estudado e a qual  pretendo me dedicar profissionalmente em breve, foi a dificuldade de trabalhar na minha monografia sobre revistas customizadas. No Brasil, pesquisas e literatura sobre o assunto são praticamente inexistentes. Com o apoio da professora Marli Santos, minha orientadora, consegui filtrar na literatura de marketing e jornalismo alguns elementos bastante úteis para a execução do trabalho. Tenho uma lista de livros sobre os quais quero falar por aqui, mas hoje vou mostrar alguns links úteis na web para quem se interessa pelo tema:
Custom Content Council: entidade que reúne agências americanas que trabalham com custom content. Lá você encontra as pesquisas anuais, informações de mercado, links para os sites das agências filiadas que têm vários cases interessantes, ppts com as apresentações dos palestrantes da Custom Content Conference. Tem também a versão eletrônica da revista Content, editada pela entidade.
APA: Association of Publishing Agencies, entidade de custom publishing com base em Londres. Também tem pesquisas e notícias.
Content Marketing Institute: pesquisas, artigos e notícias.
junta42: blog de Joe Pulizzi, um especialista no tema.
Smart Brief: você se inscreve e recebe por e-mail um boletim semanal com uma espécie de briefing do Custom Content Council.
Linkedin: tem dois grupos dos quais faço parte que sempre trazem informações e discussões: o Branded Content e o Custom Content Council.
Minha monografia: o pdf está na área de monografias do site da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). É um estudo sobre as revistas customizadas “V”, da Volkswagen, e “Monet”, da Net. Prefiro usar as palavras do professor Fábio França em um e-mail encaminhado a mim após a banca. Ele é possivelmente o maior especialista do País em públicos empresariais:   "Posso lhe dizer que, entre alguns outros textos sobre o tema a que tive acesso, o seu é o melhor, com a competente abordagem acadêmica acompanhada por análises criteriosos e determinantes para a definição do problema e o aprofundamento do seu conhecimento. Sem dúvida, com sua anuência e devidos créditos, vou utilizá-lo quando necessário e indicá-lo como referência por se tratar de um assunto atual e relevante na comunicação das organizações com seus públicos, mas com reduzida produção acadêmica de qualidade”.
Bom, quando a gente começa a se aprofundar no mundo do marketing, impossível não aprender a fazer o próprio...
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