segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fonte de inspiração



Já comentei aqui no blog, no meu post de abertura, que um dos motivos que me levou a organizar as ideias e escrever sobre o custom content, área que tenho estudado e a qual  pretendo me dedicar profissionalmente em breve, foi a dificuldade de trabalhar na minha monografia sobre revistas customizadas. No Brasil, pesquisas e literatura sobre o assunto são praticamente inexistentes. Com o apoio da professora Marli Santos, minha orientadora, consegui filtrar na literatura de marketing e jornalismo alguns elementos bastante úteis para a execução do trabalho. Tenho uma lista de livros sobre os quais quero falar por aqui, mas hoje vou mostrar alguns links úteis na web para quem se interessa pelo tema:
Custom Content Council: entidade que reúne agências americanas que trabalham com custom content. Lá você encontra as pesquisas anuais, informações de mercado, links para os sites das agências filiadas que têm vários cases interessantes, ppts com as apresentações dos palestrantes da Custom Content Conference. Tem também a versão eletrônica da revista Content, editada pela entidade.
APA: Association of Publishing Agencies, entidade de custom publishing com base em Londres. Também tem pesquisas e notícias.
Content Marketing Institute: pesquisas, artigos e notícias.
junta42: blog de Joe Pulizzi, um especialista no tema.
Smart Brief: você se inscreve e recebe por e-mail um boletim semanal com uma espécie de briefing do Custom Content Council.
Linkedin: tem dois grupos dos quais faço parte que sempre trazem informações e discussões: o Branded Content e o Custom Content Council.
Minha monografia: o pdf está na área de monografias do site da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). É um estudo sobre as revistas customizadas “V”, da Volkswagen, e “Monet”, da Net. Prefiro usar as palavras do professor Fábio França em um e-mail encaminhado a mim após a banca. Ele é possivelmente o maior especialista do País em públicos empresariais:   "Posso lhe dizer que, entre alguns outros textos sobre o tema a que tive acesso, o seu é o melhor, com a competente abordagem acadêmica acompanhada por análises criteriosos e determinantes para a definição do problema e o aprofundamento do seu conhecimento. Sem dúvida, com sua anuência e devidos créditos, vou utilizá-lo quando necessário e indicá-lo como referência por se tratar de um assunto atual e relevante na comunicação das organizações com seus públicos, mas com reduzida produção acadêmica de qualidade”.
Bom, quando a gente começa a se aprofundar no mundo do marketing, impossível não aprender a fazer o próprio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...