Optimize, de Lee Oden: os consumidores esperam reconhecer algo de valor na marca antes mesmo do momento da compra. O content marketing pode atuar nesse momento. |
Faz tempo que comprei o livro "Optimize - How to Attract and Engage
More Customers by Integrating SEO, Social Media and Content Marketing",
Lee Oden, um dos maiores especialistas em marketing digital. Demorei um pouco
para fazer a resenha porque o conteúdo é muito denso e cheio de termos
técnicos. Eu que sou jornalista e não especialista em marketing, precisei
correr atrás de algumas coisas, entender algumas siglas e termos e também a
aplicabilidade deles.
A grande premissa do livro é que o conteúdo estratégico e bem alinhado é
fundamental para o sucesso de comunicação de qualquer negócio. "Conteúdo não é rei, é o reino",
diz o autor. No entanto, as pessoas precisam chegar facilmente até eles na web,
aí a importância de não abandonar pelo caminho as estratégias de SEO e social
media. Tudo precisa funcionar junto. Os capítulos do livro estão divididos em
três partes: planejamento, implementação e escala e todos têm o conteúdo como
centro. Veja a relação que ele estabelece entre conteúdo, busca e redes
sociais:
Os consumidores não estão interessados no marketing disruptivo. Eles
querem ser informados e entretidos e eles cada vez mais esperam valor de algum
tipo vindo das marcas antes mesmo que estejam em uma situação de compra. Ambos
os consumidores, tanto os B2B quanto os B2C, esperam encontrar respostas além
dos produtos e serviços pelos quais eles estão procurando via mecanismos de
busca. Eles também esperam interagir socialmente com o que eles encontram nas
buscas (...)
Consumidores esperam conteúdo das marcas. Eles também esperam uma descoberta
fácil e a possibilidade de interagir com eles e compartilhá-lo socialmente com
outros que têm interesses semelhantes (...) - página 53
Apesar de ser técnico e ser uma leitura um tanto difícil para quem não
tem tanta familiaridade com alguns termos de marketing, o livro vale muito a
pena. O meu eu encomendei na Amazon e pedi para entregar no hotel onde minha
colega de trabalho estava hospedada na Califórnia. Paguei uns US$ 20. Não sei
se vendem por aqui, nunca encontrei e nem me deparei com uma versão traduzida.
Não me parece tão fácil conseguir um exemplar, mas o autor é editor do Toprankblog e constantemente compartilha pesquisas, artigos e cases bastante
interessantes por lá.