quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Conteúdo não é rei, é o reino

Optimize, de Lee Oden: os consumidores esperam  reconhecer algo de valor na marca antes mesmo do momento da compra. O content marketing pode atuar nesse momento.

                                                                                                                          
Faz tempo que comprei o livro "Optimize - How to Attract and Engage More Customers by Integrating SEO, Social Media and Content Marketing", Lee Oden, um dos maiores especialistas em marketing digital. Demorei um pouco para fazer a resenha porque o conteúdo é muito denso e cheio de termos técnicos. Eu que sou jornalista e não especialista em marketing, precisei correr atrás de algumas coisas, entender algumas siglas e termos e também a aplicabilidade deles.

A grande premissa do livro é que o conteúdo estratégico e bem alinhado é fundamental para o sucesso de comunicação de qualquer negócio. "Conteúdo não é rei, é o reino", diz o autor. No entanto, as pessoas precisam chegar facilmente até eles na web, aí a importância de não abandonar pelo caminho as estratégias de SEO e social media. Tudo precisa funcionar junto. Os capítulos do livro estão divididos em três partes: planejamento, implementação e escala e todos têm o conteúdo como centro. Veja a relação que ele estabelece entre conteúdo, busca e redes sociais:

Os consumidores não estão interessados no marketing disruptivo. Eles querem ser informados e entretidos e eles cada vez mais esperam valor de algum tipo vindo das marcas antes mesmo que estejam em uma situação de compra. Ambos os consumidores, tanto os B2B quanto os B2C, esperam encontrar respostas além dos produtos e serviços pelos quais eles estão procurando via mecanismos de busca. Eles também esperam interagir socialmente com o que eles encontram nas buscas (...)

Consumidores esperam conteúdo das marcas. Eles também esperam uma descoberta fácil e a possibilidade de interagir com eles e compartilhá-lo socialmente com outros que têm interesses semelhantes (...) - página 53

Apesar de ser técnico e ser uma leitura um tanto difícil para quem não tem tanta familiaridade com alguns termos de marketing, o livro vale muito a pena. O meu eu encomendei na Amazon e pedi para entregar no hotel onde minha colega de trabalho estava hospedada na Califórnia. Paguei uns US$ 20. Não sei se vendem por aqui, nunca encontrei e nem me deparei com uma versão traduzida.

Não me parece tão fácil conseguir um exemplar, mas o autor é editor do Toprankblog e constantemente compartilha pesquisas, artigos e cases bastante interessantes por lá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...