sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A jornada do herói aplicada ao content marketing

"Guerra nas Estrelas" mostra bem a jornada do herói 


Em um capítulo do livro “Managing Content Marketing”, os autores Robert Rose e Joe Pulizzi traçam um paralelo entre a jornada do herói e a criação de conteúdo no contente marketing.  A jornada do herói é uma estrutura universal e atemporal de contação de história dissecada por Joseph Campbell. Estudei bastante esta estrutura de jornada, transformação e retorno mais ou menos no final de 2005, quando fiz um curso de redação criativa no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Lembro que “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas, foi exaustivamente analisado para que pudéssemos entender todos os pontos da jornada.

Os autores sugerem levar em conta esta estrutura em uma fase de brainstorm, para levantar as ideias e tentar dar sentido ao storytelling. Os passos da jornada do herói no contente marketing são os seguintes:

1)      O mercado convencional: este é o universo da sua marca. Como está o mercado? Como seus competidores se situam nele? Qual é a realidade dos seus consumidores? Por que eles se identificam com a sua marca?

2)      O desafio: qual é a chamada da aventura para a sua marca? Qual é a grande promessa?

3)      Rejeição ao desafio: por que isso ainda não foi feito? Qual será o efeito desta mudança para a sua marca?

4)      Mentor:  Quem na sua companhia ou fora dela pode te ajudar nesta aventura?

5)      Cruzando com o desconhecido: a marca deve assumir um ponto de vista diferenciado. Quem vai comunicar esta nova ideia? E quem vai levar a audiência a conhecer o desconhecido com você?

6)      Mapa dos desafios: quais são os testes e desafios? Que elementos e que amigos podem ser agregados para ajuda-lo nesta empreitada?

7)      Desafio final: é o clímax da história.

8)      Olhar para trás: sua marca é diferente agora. Como você deve mostrar esta diferenciação?

9)      A renovação final: como os competidores vão olhar para você agora e como você continua a aventura? A história da marca nunca acaba e você deve estar pronto para continuar a jornada, com novos grandes desafios pela frente. Como você vai superá-lo?

10)   A celebração: a realização do seu sonho. A parte final da sua história.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como gerenciar o content marketing

Livro traz um passo a passo para organizar um projeto de content marketing


Minha amiga Letícia Cordeiro viajou a trabalho para os Estados Unidos em maio e trouxe dois livros que tratam de content marketing e que eu queria falar sobre por aqui. Obrigada, Lê! O primeiro que li foi o “Managing Content Marketing – The Real-World Guiding for Creating Passionate Subscribers to Your Brand”, do Robert Rose e Joe Pulizzi, que se autodefinem como os maiores apaixonados por branded content da face da Terra.

Na minha opinião, o livro está entre as leituras obrigatórias para quem gosta, quem estuda ou quem trabalha com conteúdo de marca. Ok que é uma leitura em inglês e que a a nossa realidade de comunicação por conteúdo ainda não é tão evoluída quanto a americana,  mas certamente há muitas lições a serem tiradas da obra.

De maneira bastante didática, Rose e Pulizzi auxiliam o leitor no que fazer quando a marca inicia seus trabalhos de content marketing: quais aspectos devem ser considerados, quais pessoas devem ser envolvidas, qual a maneira ideal de organizar o fluxo de trabalho, escolher os canais de distribuição, monitorar, dar sequência às ações...tudo isso explicado por meio de erros e acertos de muitos cases. É um ótimo livro para quando você precisa saber por onde começar.

Eu encomendei o meu pela Amazon e paguei, se não me engano, US$ 25. O livro tem uma página na Internet onde você encontra um capítulo do livro e alguns pdfs e vídeos. Vale a pena visitar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...