quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pro homem e pra mulher

Man of the House, revista eletrônica da P&G para o público masculino

Minha amiga Letícia Cordeiro me fez um grande favor (thanks, querida) e me trouxe dos Estados Unidos um livro fantástico sobre custom content: “Managing Content Marketing – The Real-World Guide for Creating Passionate Subscribers to your Brand”, do Robert Rose e Joe Pulizzi. A leitura tem sido incrível e com certeza vai render muito material para eu publicar no blog.

Uma das lições a ser tirada do livro é que “demografias” é um conceito que está ficando ultrapassado no marketing: “Temos que começar a pensar nos nossos consumidores como pessoas – vivas, diferentes e separadas pelo comportamento delas, não por demografias”.

Um exemplo bem interessante que ele traz é de uma ação da Procter & Gamble. Como sabemos, é uma grande marca que atua em diferentes categorias, com apelo de vendas tanto entre homens quanto entre mulheres. Nos Estados Unidos, a empresa tem dois sites, um para o público feminino e um para o público masculino, que trabalham os universos das marcas P&G, mas levando em conta as diferentes necessidades entre homens e mulheres. Confira os sites Manofthehouse.com e Homemadesimple.com. Embora não seja o target, achei a versão masculina bem legal, diferente das abordagens que costumamos ver por aí.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Valor agregado

Revista V, da Volkswagen: branded journalism para o público premium


Uma das revistas que estudei na monografia foi a revista V, da Volkswagen. Assim como a revista Way, da Gafisa, acho a V outro exemplo de branded journalism bem feito, com assinatura da Editora Parágrafo. A revista surgiu em 2003, mas, ao longo do tempo passou por reformulações gráfica e editorial e ganhou novo público. No início, ela era distribuída a compradores de um Volkswagen 0 km e experimentou um período de venda em banca. Em 2009, com as estratégias de CRM da montadora amadurecidas, a revista passa a ser focada em um grupo de clientes premium, formado pelos compradores dos carros importados (Bora, Touareg, New Beetle, Passat..). A publicação ganhou periodicidade trimestral e é um brinde para estes clientes, junto com outros serviços e produtos de comunicação especialmente desenvolvidos para eles.
Você pode conferir as versões eletrônicas da revista aqui no site, mas ela no papel é um espetáculo. Adoro a maneira como eles trabalham imagem. Muito luxo mesmo! O sonho de qualquer diretor de arte.

P.S: Meu amigo Felipe Turlão fez uma boa observação no post anterior, sobre o branded content embalado como evento. O exemplo do show do Franz Ferdinand, promovido pela Cultura Inglesa, que teve tumulto e acabou gerando uma repercussão negativa. Nada como ter leitores atentos e participativos, não é não?
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