quinta-feira, 23 de maio de 2013

O verdadeiro speed date




Esse é mais um daqueles posts com um vídeo engraçadinho. Tem tido um monte deles por aqui e é impressionante o quanto as pessoas curtem. Essa é uma ação que a Renault fez na Bélgica, com a proposta de levar ao pé da letra a noção de Speed Date.

O Speed Date é muito comum na Europa, mas tem ganhado espaço no Brasil também. A ideia é reunir homens e mulheres solteiros para algumas rodadas de conversa para que possam se conhecer e decidir se continuarão conversando fora do encontro. O que a Renault fez foi fixar-se na palavra "speed" e, em um desses encontros na Bélgica, convocou uma mulher que participa de corridas para levar seus pares e conhecê-los melhor durante uma volta cheia de emoção em um Renault Clio. A cara dos marmanjos é hilária e o viral repercutiu bastante. Dê uma olhada.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Brandwashed



No curso de branding que fiz na ESPM no começo do ano, o professor recomendou a leitura do livro "Brandwashed", de Martin Lindstrom. Terminei semana passada e achei muito bom para quem quer entender de que maneiras as marcas podem ser persuasivas. Ele recorre a vários estudos psicológicos para comprovar algumas das suas teses, como as influências que recebemos das marcas quando ainda estamos no útero das nossas mães. Linstrom aborda entre outros assuntos a maneira como as marcas se aproveitam de situações de pânico e paranóia , como a gripe suína. Até a Victoria Secrets lançou seu álcool gel, estão lembrados?

A parte mais interessante do livro, no entanto, é a final, quando Lindstrom descreve um experimento, em uma espécie de reality show que ele mesmo criou para entender como as pessoas influenciam umas as outras. Ele escolheu uma família modelo da Califórnia, os Morgenson: pai, mãe e três filhos pré-adolescentes. Todos muito atraentes e bem sucedidos. Lindstrom queria analisar o poder de influência deles em seus círculos de amizade e constatou que o boca a boca da família em relação às marcas despertava muito interesse e funcionava muito bem. "Não há nada tão persuasivo quanto observar alguém que a gente respeita ou admira usando uma marca ou um produto", concluiu Lindstrom.

A leitura é muito interessante para quem gosta do assunto. Dá para ter uma ideia do perfil de Lindstrom no site dele. Lá, como um complemento do livro, ele montou e submeteu à votação um guia ético, uma espécie de boas práticas para o marketing das empresas. Vale a pena conferir.
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