terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mulher evoluída = homem?


Revista Mulher, da Bombril: não cai nas confusões de gênero da campanha  tradicional, mas não apresenta diferenciais


Não é o primeiro post desse blog que acaba esbarrando na discussão de gênero. Acho que é um assunto ainda tão espinhoso na sociedade, que acaba se refletindo na publicidade e é claro, no custom content. Fui atrás do portal Mulheres Evoluídas, da Bombril, por indicação de um amigo, o Silvio Moura.

O Silvio me enviou o link de uma matéria que saiu no ano passado no portal Imprensa. Lá eles falavam do lançamento da revista digital (tem uma versão impressa também) que dava continuidade à campanha iniciada em 2011, protagonizada por Dani Calabresa, Marisa Orth e Mônica Iozzi. Essa campanha foi amplamente criticada no lançamento por associar mulher evoluída a comportamento masculino.

A proposta da revista, segundo a reportagem do portal Imprensa, é dar continuidade às ações de rejuvenescimento da marca e estreitar o relacionamento com o público feminino. Também achei antiquada a campanha tradicional por confundir evolução com o masculino, duas coisas que não estão necessariamente relacionadas, a meu ver. O bom é que este aspecto não está refletido na revista, nem na eletrônica nem na impressa, cujos pdfs você pode baixar aqui.

Apesar de deixar de lado o aspecto negativo da campanha e se voltar para o relacionamento com o público feminino, o material não é exatamente um grande exemplo de custom content. Acho que muitas marcas que decidem produzir conteúdo para o público feminino cometem o mesmo equívoco: oferecer mais uma revista com todos aqueles temas que estão no universo feminino: estética, moda, filhos, emprego, relacionamentos... Não há nada de surpreendente, não fica nítido qualquer enfoque diferenciado. Poderia ser de qualquer marca que queira falar com as mulheres e isso enfraquece a comunicação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...