quinta-feira, 21 de junho de 2012

Blogs: o checklist antes de publicar

Tem um blog muito bom que costumo ler para me inspirar e buscar algumas ideias. É o “Engage”, que pertence à agência de custom media americana TGM. O blog é uma criação coletiva, feita pelos funcionários da agência e por alguns colaboradores de fora, gente que entende do mercado e tem profundo conhecimento de mídia. Um dos últimos posts do blog me fez pensar um pouco sobre o que tenho feito há exatos três meses aqui no Conteúdo de Marca. Ele traz cinco perguntas que devemos fazer antes de apertar o publicar e entregar ao mundo o que acabamos de escrever.

1)      Qual é o ponto principal do post? Fui clara? : Os leitores precisam entender por que estão lendo o seu post e precisam descobrir isso logo.

2)      Escrevi algo útil?: Por que as pessoas compartilhariam meu post?

3)      Escrevi algo único?: Será que alguém já não escreveu sobre esse mesmo assunto, mas de uma forma muito mais atraente?

4)      O post está de acordo com o objetivo do meu blog?: Todo blog tem uma “voz” e o post precisa estar em conformidade com ela.

5)      O título traz as pessoas para o meu blog?: É preciso ser atraente.

Como o blog é uma ferramenta democrática e barata, bastante usada para o custom content, estas questões são bastante válidas. Vale lembrar ainda que um blog tem por natureza um tom mais autoral e opinativo, usado em nome de uma marca, os cuidados precisam ser redobrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...