segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sunny Jim: branded content do século XX


Sunny Jim, personagem criado para marca de ceral, era mais famoso do que o presidente Roosevelt, segundo revista

Eu tenho muita vontade de fazer uma semana retrô aqui no Conteúdo de Marca, com cases de branded content antigos. Ainda não consegui reunir material para uma semana, mas aqui vai um case bem legal que conheci quando li o livro "Managing Content Marketing" sobre o qual falei aqui. É de uma campanha de uma marca americana do início do século XX chamada Force Food Company, que queria aumentar as vendas do seu ceral de aveia. O café da manhã básico do americano naquela época consistia em ovos fritos, carnes e batatas. Em 1902, a empresa escalou a escritora e compositora de jingles Minnie Maud Hanff para criar uma campanha.

Ela e a ilustradora Dorothy Ficken escolheram um caminho diferente das campanhas tradicionais e criaram uma história cujo personagem principal era Jimmy Dump, um homem gordo, pequeno e chato que ao comer o cereal de aveia transformava-se no Sunny Jim. Elas produziram jingles, poemas e quadrinhos. As histórias ganharam as revistas e os outdoors e se transformaram em uma espécie de viral. Os consumidores abraçaram a ideia e começaram a produzir eles mesmos jingles e histórias sobre o Sunny Jim. A revista "Printer's Ink" publicou na época que não havia romance ou peça de teatro tão universalmente popular quanto o Sunny Jim. Ele é tão conhecido quanto o presidente Roosevelt ou J. Pierpont Morgan.

Em 1901, o ceral era produzido em uma fábrica em NY. Três anos depois, mais de 360 mil pacotes de cereais eram produzidos por dia em três fábricas espalhadas pelo país. Sem dúvida, foi o custom content de Minnie e Dorothy que contribuiu para resultados práticos tão efetivos. Elas criaram uma história compartilhável sobre algo muito maior do que cereais, elas falaram de transformação. É interessante como esta fórmula vem se repetindo quando se trata de alimentos, por aqui mesmo mostrei dois cases que falam sobre transformação por meio da alimentação saudável, um da Chipotle e um da Unilever.

3 comentários:

  1. Olá Ana, tudo bem?

    Gostei do seu artigo. Muito bom. Parabéns!!!

    Nada como escolher uma escritora e compositora para fazer uma campanha bem sucedida. Foi uma ótima idéia da Force Food Company.

    O mais legal é saber que naquela época já existia um tipo de viral e o compartilhamento de experiências.

    A sacada mais genial foi falar de transformação e não dos cereais. Fantástico.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

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  2. Olá, você pode abordar em um post sobre ações antigas de Branded Content, personagens criados com esta finalidade como o Popeye e o Cap. América.

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  3. Rob, muito obrigada. Seu blog também é muito legal e com certeza vou ficar sempre de olho no Sucesso Ajato (www.sucessoajato.com) para sempre melhorar as coisas por aqui e em outras áreas da minha vida. Gostei bastante também.
    Anônimo, obrigada pela dica. Com certeza vou atrás de informações sobre estes dois personagens para fazer um post bem bacana por aqui. Vai ser show de bola. Diz aí quem você é e eu dedico os posts pra você. Bjs!

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