terça-feira, 12 de março de 2013

Sem espontaneidade


A Unilever perdeu muito ao plastificar a genial menina Julie

É normal que as marcas fiquem atentas às personalidades da web e escalem algumas delas para participar de suas campanhas e também dos seus conteúdos. A Unilever com a marca OMO fez algo parecido na campanha digital lançada recentemente, mas de uma maneira que distancia muito o personagem da campanha do personagem original e, na minha opinião, faz a marca perder muito com isso.

A garotinha Julie, que faz sucesso no YouTube com seus tutoriais super divertidos e espontâneos de maquiagem ("Eu não preciso usar pó porque a minha pele é linda!") aparece de forma super artificial e limitada nos três vídeos da campanha, de criação da agência Ínsula. A mãe dela no final, mostrando como se lava a roupa também faz tudo parecer muito artificial.

Aliás, as campanhas da Unilever na web são um pouco plastificadas, querem um ar documental, mas tudo parece meio fake, como nesta websérie para Seda com a Isis Valverde que mostrei aqui.
No caso da garotinha Julie, acho que foi uma grande sacada identificá-la e filmar com ela, mas se o objetivo da campanha é mostrar que se sujar faz bem, a garotinha Julie original é bem mais interessante e espontânea do que a dos vídeos da campanha. Veja aí:

Julie da Unilever


Julie original



2 comentários:

  1. Não encontro a espontaneidade da Julie no "Tutolial" da OMO. Falta mesmo um estudo focado nas midias digitais, digo, não basta apenas aproveitar o personagem da vez para fazer campanha. É preciso estar atento aos detalhes para não descaracterizar.

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  2. Tem razão, Pati. Achei um desperdício o que fizeram porque tinham um material muito bom nas mãos, a menininha é um show quando age naturalmente. A Unilever faz muitas coisas boas, já mostrei aqui várias, mas essa realmente foi ruinzinha...

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