segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Indelicadeza conveniente


Gina Indelicada apresentou o mundo digital à uma marca "analógica"


Desde que criei o blog, tenho sido surpreendida pelo número de vezes tive que intorromper a minha programação de posts para não deixar escapar um assunto do momento. Confesso que tenho achado ótimo, porque prova que o conteúdo de marca está na agenda das empresas e na boca do povo. Sendo assim, como não falar aqui do case Gina Indelicada...

Um estudante de publicidade de 19 anos resolveu usar a marca de palitos de dente Gina, de 65 anos, para criar uma fan page em que dá respostas das mais atravessadas aos fãs (como na imagem abaixo). Sem qualquer autorização, da empresa, claro. O fato é que em uma semana, a fan page reuniu mais de um milhão de fãs e virou hit na web, ganhando destaque em publicações de negócios como a Época Negócios e a Exame.

Há algumas coisas interessantes a serem observadas em toda essa história. A primeira delas é que, pelo que li na imprensa, a situação obrigou a marca a fazer algo que aparentemente não estava nos seus planos: pensar na sua comunicação digital. Em entrevista à Exame, o presidente do conselho de administração da Rela Gina disse que a empresa é analógica e que isso dava a eles a oportunidade de dar um passo a mais. Após reunião, os executivos decidiram ouvir o estudante sem qualquer retaliação e ver o que podem aproveitar de toda essa história. Se tem uma lição que a empresa deve ter aprendido com o fato é que não importa quanto tempo de mercado tenha e nem se está em condições favoráveis em relação à concorrência (não sei do market share da Gina, mas não lembro de ter tido em casa outra caixinha de palitos de dente a não ser essa da moça polonesa), a web é uma realidade que em hipótese alguma pode ser ignorada.

O segundo ponto que me chama atenção é o grau de interação que a ideia do estudante conseguiu com o público. Não acredito que uma ideia como essa pudesse ter o aval de um diretor de marketing sóbrio, em plena sanidade mental. Por outro lado, com certeza uma comunicação mais institucionalizada não alcançaria esse nível de repercussão.

Gina Indelicada é, sem dúvida, um prato cheio para quem gosta de comunicação. Um case para acompanhar os desdobramentos.

3 comentários:

  1. Olá Carol, tudo bem?

    Ainda bem que você resolveu postar esta matéria fora da sua programação normal porque ficou muito legal. Parabéns!!!

    O caso da Gina Indelicada é muito interessante porque mostra como um pouco de criatividade e ousadia pode gerar idéias inovadoras.

    As respostas da Gina lembram bastante as que a Siri, assistente virtual do iPhone 4S, dá as perguntas do usuário.

    Quem sabe o garoto não se inspirou nela?

    veja a matéria interessante no site da revista exame e compare o estilo.

    http://exame.abril.com.br/tecnologia/iphone/noticias/15-respostas-estranhas-da-siri-no-iphone-4s

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    ResponderExcluir
  2. Carol... mas o que explica o sucesso desta "conselheira social" ? Será que as pessoas estão cheias do politicamente correto e da hipocrisia do dia-a-dia que os grosseiros-mas-sinceros estão em alta? O sucesso do South Park e do Family Guy não viria desta mesma fonte? E fora do Brasil, as marcas já estão sabendo trabalhar com estas figuras "agridoces" do mundo do entretenimento? bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rob. Que bom que você gostou! Eu não conhecia esta história da Siri. Pode ser sim que o garoto se inspirou, mas por que ele escolheu justo a pobre da Gina que está sempre quietinha lá na cozinha ou na sala de jantar, eu não tenho ideia. Barbi, acho que as pessoas gostam mesmo é de humor e, apesar do gosto bastante duvidoso, a Gina proporciona algumas risadas, tanto é assim que é de livre e espontânea vontade que as pessoas enviam perguntas para ela. Particularmente, não acho o case da Gina um exemplo de bom conteúdo para marca, o post foi mais para refletir sobre esta questão de se posicionar como marca analógica quando todo mundo sabe que o digital é caminho sem volta. Não conheço tantos exemplos internacionais parecidos com a Gina. O personagem mais inconveniente é o Doug, da Ford. Acho que você mesmo comentou sobre ele. O melhor exemplo de entretenimento bem humorado e com respeito à marca e aos consumidores que conheço é o da J&J, que está no post Hora de entreter (http://www.conteudodemarca.blogspot.com.br/2012/04/hora-de-entreter.html). Quando puder dê uma olhada. É outro níve... Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...