terça-feira, 24 de julho de 2012

Skol Sensation: conteúdo gerado pelo usuário

Skol Sensation 2012 disponibilizou várias ferramentas tecnológicas para que os usuários produzissem conteúdo


Eu falei neste post, há alguns meses, sobre o Skol Sensation, em um exemplo de como um evento também pode ser um conteúdo de marca. Semana passada, recebi da assessoria de imprensa deles um material sobre as ações tecnológicas realizadas dentro da festa e pensei que poderia ser um bom tema para outro post e falar de um tema exaustivamente abordado em eventos de comunicação e da indústria do entretenimento: o conteúdo gerado por usuários.

Entre as ações que a Skol promoveu no evento estão o lançamento do aplicativo “Color for Facebook” que permitia ao usuário transmitir um trecho da festo do seu celular diretamente para a página da rede social. Segundo o comunicado da Skol, ele teve mais de 35 mil visualizações dos streamings ao vivo feitos durante a noite e impactou mais de 1,5 milhão de pessoas. A transmissão ao vivo contou com 20 câmeras full HD, entre elas, duas com tecnologia 360º. Os internautas podiam escolher o melhor ângulo do evento e comandar a câmera.  Foram mais de 1 milhão de visualizações.

O Switchcam, um agregador de vídeos colaborativos, reconstruiu os melhores momentos do festival através de conteúdos produzidos pelo público. Foram feitos uploads de 500 vídeos de 350 usuários diferentes. Mais de 33 horas de gravação foram compiladas para apresentar o evento e você pode conferir a versão final aqui.

Acho que a primeira e grande dificuldade quando o conteúdo gerado por usuário faz parte de um projeto de comunicação é levar o usuário a participar de fato. Parece que esta primeira etapa foi bem sucedida e bastante propícia dentro de uma festa em que as pessoas se produzem e querem fotografar e filmar tudo com suas câmeras e celulares. O segundo aspecto importante é a relevância do conteúdo e como o usuário vai interagir com ele. Neste ponto, eu talvez não seja a melhor pessoa, mas não consigo avaliar a verdadeira eficácia. No meu ponto de vista é um pouco enfadonho assistir a esses vídeos e todos são muito parecidos. De qualquer forma, me parece válida a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...